sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cresol Central prepara cooperativas para operações de Proagro

Procura pelo programa aumentou em função da estiagem
    Na manhã do dia 29 de dezembro2011, mais de 30 cooperativas afiliadas ao Sistema Cresol participaram de videoconferência sobre o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A reunião teve os objetivos de esclarecer sobre as regras do programa, preparar as cooperativas para realizar as operações de forma correta e facilitar o encaminhamento por parte dos associados.  
    Segundo o Diretor Operacional de Crédito da Cresol Central, Cláudio Risson, o encontro visou também qualificar e orientar o trabalho nas Cooperativas Singulares. “Em função de fenômenos naturais como a ocorrência de granizo nas regiões da Serra e Vale catarinenses e da estiagem no oeste de Santa Catarina, Alto Uruguai e Noroeste gaúchos, estamos recebendo um grande número de pedidos de indenização pelo Proagro. Desta forma, é importante que tanto associado quanto cooperativa estejam orientados sobre o programa, possam acessar o seguro agrícola e amenizar as perdas dos agricultores”, pontua.
    Para o Auxiliar de Crédito Rural da Cresol Jacutinga, Adilson Lira, a videoconferência foi produtiva. “A reunião foi importante para esclarecermos dúvidas a respeito do programa, para orientar os associados da melhor forma possível, garantir que eles possam ter acesso a este financiamento agrícola e ainda evitar problemas futuros”. No município de Jacutinga – RS, mais de 60% das lavouras está comprometida por causa da estiagem e a procura pelo Proagro na cooperativa passa de 10 contratações por dia.
    O Coordenador do Departamento de Crédito da Cresol Central, Maicon Tiago Mistura, explica que, relembrando as regras conforme estabelece o Manual de Crédito Rural do Banco Central e preparando os funcionários, haverá diminuição do índice de indeferimento das operações por desconhecimento das normas em vigor.

 Propriedade dos irmãos Delmar e Rudimar Friedrich no interior de Constantina -RS
Proagro
    *O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) visa atender a pequenos e médios agricultores e garante a exoneração de obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam rebanhos e plantações, na forma estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)
    É administrado pelo Banco Central do Brasil e operado por seus agentes, representados pelas instituições financeiras autorizadas a operar em crédito rural, as quais contratam as operações de custeio e se encarregam de formalizar a adesão do mutuário ao Programa, da cobrança do adicional, das análises dos processos, da decisão dos pedidos de cobertura, do encaminhamento dos recursos dos pagamentos e registros das despesas.
_______________________
Assessoria de Imprensa da Cresol Central

*Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Imagens: Cresol Constantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens