quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio+20: Ambientalistas se frustram com documento final


O diretor de Campanhas do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado, fala à imprensa sobre o documento final que está sendo discutido na Rio+20. Em nota, o movimento afirma que o rascunho do documento pode levar a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável ser chamada de
O diretor de Campanhas do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado, fala à imprensa sobre o documento final que está sendo discutido na Rio+20. Em nota, o movimento afirma que o rascunho do documento pode levar a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável ser chamada de “Rio menos 20″ . Foto de Marcello Casal Jr/ABr
O documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, acordado ontem (19) entre as delegações de 193 países, frustrou ambientalistas presentes às discussões no Riocentro. Para Carlos Rittl, da organização não governamental WWF-Brasil, faltou clareza sobre onde se quer chegar.
“É uma grande frustração. Os processos se iniciam, a gente sabe onde é o começo, mas não sabe o caminho que eles tomam, nem onde eles chegam. A reação lá fora já é de frustração. A gente só espera que, logo depois da Rio+20, a gente tenha mais clareza de como vão se estabelecer esses processos”, disse.
Rittl espera que, na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas, que vai acontecer em setembro deste ano, os países demonstrem mais compromisso com os processos e tragam mais clareza, como onde se vai avançar, com que velocidade e o que se pretende atingir.
O representante da entidade ambientalista Greenpeace, Marcelo Furtado, também se sente frustrado. Segundo ele, o documento indica meramente um processo burocrático de negociação, mas não tem substância.
“A grande vítima dessa conferência é a população planetária, a desigualdade e o meio ambiente. Se você pegar, por exemplo, a questão dos oceanos, que estava muito avançada e onde havia a expectativa de um acordo internacional e legalmente vinculante, para áreas protegidas marinhas internacionais, ele afundou”, avaliou.
Reportagem de Vitor Abdala, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 20/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens