terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Abaixo-assinado online: ‘A Ilha do Fogo e o Rio São Francisco são do povo brasileiro’

ciberação


Excelentíssima Senhora Dilma Roussef
Presidenta da República do Brasil
Nós abaixo-assinados e identificados, moradores da cidade de Juazeiro/Bahia e Petrolina/Pernambuco e demais cidades e estados de nosso país, considerando que:
1. Cerca de 40 famílias de pescadores que tem o seu sustento há mais de 30 anos com a pesca no Rio São Francisco e estão ameaçadas de expulsão da Ilha do Fogo e que sem nenhuma alternativa de sobrevivência à elas oferecida terão suas vidas destruídas
2. A ILHA DO FOGO, situada no Rio São Francisco, divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco, e que historicamente sempre representou um espaço de lazer, cultura e esportes às parcelas mais pobres de nossas cidades e visitantes, foi criminosamente invadida pelo exército brasileiro na madrugada do dia 3 de setembro de 2.012 e encontra-se vigiada por soldados e cercada por arames farpados que impedem ao povo o seu livre acesso.
3. O Contrato entre a CODEVASF – Cia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – e o USACE – Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos – sobre o qual o próprio comandante do Exército Brasileiro afirma que “o exército brasileiro não foi consultado e não participa” e que outros militares brasileiros temem que militares dos EUA identifiquem terras raras na região do Rio São Francisco ricas em minérios como o urânio e domínio de informações estratégicas e que tropas dos EUA estão em território brasileiro sem a autorização da União e do congresso brasileiro.
Nos dirigimos à Dilma Roussef sabedores que somos de seus compromissos com a qualidade de vida de nosso povo, da defesa incondicional dos que necessitam de seu trabalho para sobreviverem dignamente e não é conivente em momento algum com a existência em nosso país de tropas estrangeiras não autorizadas e que ferem a nossa soberania.
Exigimos as seguintes e imediatas ações:
1.A garantia de que os pescadores e suas famílias que sobrevivem da pesca no Rio São Francisco possam continuar exercendo o seu trabalho livremente e que sejam atendidas as suas reivindicações para melhorar as suas condições de trabalho.
2. A retirada imediata e incondicional das tropas do 72º Batalhão do exército da Ilha do Fogo e que ela volte a ser do povo como historicamente sempre foi e determine aos poderes competentes a sua revitalização e condições dignas de utilização.
3. A imediata suspensão do contrato entre a CODEVASF e o USACE para análise das condições de realizá-lo, se necessário for com nossos próprios meios profissionais e a retirada imediata das tropas estrangeiras da região do Rio São Francisco.
Para assinar clique AQUI.
Colaboração de Ruben Siqueira, Comissão Pastoral da Terra / Bahia, Articulação Popular São Francisco Vivo – www.saofranciscovivo.com.br , para o EcoDebate, 11/12/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens