quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Aurora anuncia hoje arrendamento da unidade da Diplomata em Xaxim


Chapecó – A novela sobre o futuro da empresa Diplomata, em Xaxim, parece ter chegado ao fim. Na última sexta-feira (21), foi assinado o contrato de arrendamento da Massa Falida da Chapecó Avícola. A Cooperativa Central Aurora, de Chapecó, é a nova administradora da unidade que, além do frigorífico, possui também um incubatório, granjas e a fábrica de ração, que juntas, estão avaliadas em R$ 187 milhões.
Por telefone, a assessoria de imprensa da Aurora informou que ainda faltam alguns trâmites na justiça para iniciar a operacionalização da unidade. O processo de negociação e os detalhes da assinatura do contrato serão repassados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26), às 14h, na Câmara de Vereadores, em Xaxim.
Na última terça-feira, o presidente da Aurora, Mário Lanznaster, já dava indícios da negociação. “As chances de fechar o negócio são de 90%. Ainda não é 100% devido a alguns detalhes da negociação que deverão ser solucionados durante esta semana”, declarou.
Relembre
Desde junho deste ano, a Diplomata já acumulava dividas superiores a R$ 500 milhões. Por diversas vezes, o fornecimento de energia elétrica foi cortado. Uma liminar do Ministério Público determinou que a distribuidora voltasse a oferecer o serviço, mesmo com débitos pendentes.
Nos últimos dois meses, o frigorífico trabalhava apenas em um turno. Dos 2300 funcionários, cerca de 1300 foram demitidos. Outro problema enfrentado é a falta de pagamento com os integrados. Muitos estão sem receber desde o início do ano e enfrentam a falta de fornecimento de ração para os animais.
Segundo a Associação Comercial e Industrial de Xaxim, com a crise do frigorífico, o movimento do comércio teve uma queda de 35% nas vendas. Em um ato público, que reuniu aproximadamente duas mil pessoas, no dia 16 de novembro na Praça Frei Bruno, o prefeito eleito de Xaxim, Idacir Orso, disse que a cidade perde com a crise no frigorífico, que representa cerca de 50% do retorno do ICMS. Além disso, a unidade é a que mais gera empregos na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens