segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Calor segue, mas semana começa com muita chuva no RS

Pancadas fortes podem ocorrer nesta segunda e aguaceiros generalizados devem ocorrer na terça

A atmosfera segue muito instável e com abundante umidade no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Muitas nuvens cobrem o Estado, mas podem ocorrer aberturas de sol em algumas áreas. Pancadas de chuva atingem a maioria das regiões no decorrer do dia, já de manhã em algumas localidades.

Persiste o risco de chuva localmente forte a intensa e com altos volumes em curtos períodos. Modelos indicam maior probabilidade de chuva volumosa nas Metades Sul e Oeste, mas não se pode afastar em pontos de outras áreas do Estado. O ar segue quente e abafado.

As mínimas são amenas, devendo chegar a 15°C em São José dos Ausentes. Por conta da instabilidade, as máximas não se elevam tanto e poderá fazer 31°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 22°C e 31°C.

Verdadeiros aguaceiros atingiram várias cidades gaúchas no fim de semana. Os volumes em apenas uma hora impressionaram em algumas cidades: 59 mm em Canela, 49 mm em Palmeira das Missões, 48 mm em São Luiz Gonzaga e 45 mm em Santiago. Só no sábado choveu mais de 100 mm nas áreas de Uruguaiana e São Luiz Gonzaga.

Ronda Alta, onde medições locais indicaram 200 mm, e Rondinha também tiveram prejuízos. A chuva não apenas vai seguir como aumentará. O quadro é de alto risco. Nesta segunda, novos episódios de chuva com altos volumes devem ser registrados em pontos isolados.

Na terça, a chuva intensa será generalizada no Estado e algumas localidades podem ter volumes extremos (100 a 200 mm) em horas com alagamentos. Em alguns locais, a chuva acumulada só entre o sábado e o final desta terça deve ficar entre 200 mm e 400 mm, duas a três vezes a média de janeiro todo.



Fonte: MetSul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens