sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fim de ano nas estradas federais tem mais de 4 mil feridos e quase 400 mortos

 Novas regras da Lei Seca contribuíram para a redução de acidentes, avalia PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou número bem menor de acidentes e de feridos nas estradas federais durante a Operação Fim de Ano, que começou em 21 de dezembro de 2012 e foi encerrada quarta-feira(2), na comparação com o mesmo período de 2011. Segundo balanço divulgado, os acidentes apresentaram queda de 18%, considerando a proporção em relação à frota de veículos no país. Em números absolutos, os acidentes caíram de 7.946, na Operação Fim de Ano 2011/2012, para 7.040 na operação 2012/2013.
O número de feridos passou de 4.841 para 4.171, com redução de 20%, também considerando-se a frota total em circulação no país. O de mortes aumentou 3%, nesta mesma comparação, ao passar de 353 para 392.
De acordo com a diretora geral da PRF, Maria Alice Souza, a redução nos números é “bem expressiva” e pode ser explicada em parte pela entrada em vigor das novas regras que endureceram a Lei Seca. “Essa nova lei colaborou para uma maior eficiência nas fiscalizações de alcoolemia e com certeza ajudou a reduzir o número de acidentes e de feridos, porque possibilitou novos meios de provas, e ajudou na eficiência do resultado final”, disse.
Ela lembrou que, com a mudança no Código Brasileiro de Trânsito, sancionada em dezembro pela presidenta Dilma Rousseff, podem ser usados vídeos e testemunhas para punir motoristas embriagados. Além disso, houve aumento da multa, que passou de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor é dobrado se o motorista for reincidente em um ano. “O motorista está mais consciente e também com mais medo da multa que ficou mais alta e tem um valor considerável”, acrescentou.
Sobre o aumento no número de mortes durante a Operação Fim de Ano, a diretora geral explicou que está relacionado à gravidade dos acidentes, destacando que, este ano, apenas sete acidentes foram responsáveis por 36 mortes.
De acordo com o balanço da polícia rodoviária, desde a sanção presidencial da nova Lei Seca até a meia-noite de ontem, foram aplicados 70.855 testes de embriaguez, aumento de 181% em relação à operação anterior. Ao todo, 1.716 motoristas foram multados, 132% a mais do que um ano antes. Entre eles, 723 foram presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens