quinta-feira, 31 de março de 2016

Morre vencedor do Nobel de Literatura em 2002, o húngaro Imre Kertesz

O ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 2002, o húngaro Imre Kertesz, morreu nesta quinta-feira (31) em sua casa, em Budapeste, aos 86 anos, informou a agência "MTI".

Segundo a editora Magvetö, o escritor, que sobreviveu aos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, morreu às 4h locais (23h de quarta (30) em Brasília) após uma "longa doença".

Kertesz recebeu o Nobel de Literatura em 2002, o que o transformou no primeiro escritor húngaro laureado pela Academia Sueca, por uma obra que traz relatos sobre o Holocausto e os campos de concentração do regime nazista.

Nascido em 1929 em Budapeste, Kertesz viveu e trabalhou na Hungria e também na Alemanha.

O comitê do Nobel da Academia Sueca disse que a obra de Kertesz "preserva a experiência frágil do indivíduo contra a arbitrariedade bárbara da história".

Autor, entre outras, de "Sem destino" (1975), "O fiasco" (1988) e "Kaddish para uma criança que não vai nascer" (1990), o escritor também foi um renomado tradutor para o húngaro de obras em língua alemã, como as de Elias Canetti, Sigmund Freud, Hugo von Hoffmannstahl, Friedrich Nietzsche, Joseph Roth e Arthur Schnitzler.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens