terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Tráfico de Anjos - Luiz Puntel

Autor: Tráfico de Anjos
Série Vaga-Lume
Autor: Luiz Puntel
Ano: 1997
Páginas: 112
Idioma: português
Editora: Ática

Resumo: Quem diria, um recém-nascido acaba de desaparecer da maternidade! O que aconteceu? Para onde foi levado? A partir deste intrigante começo, Luiz Puntel escreveu Tráfico de anjos - uma história eletrizante, que vai empolgar você com as peripécias de Aquiles, repórter de televisão, e Flávia, sua namorada. Empenhados em desvendar o misterioso desaparecimento de bebês, eles seguem todas as pistas e descobrem coisas de cair o queixo.
E, afinal, para onde vão os anjos? É você mesmo quem vai responder a esta pergunta, depois de sentir muita emoção com esta aventura fascinante.

Resenha: Tráfico de Anjos [A preocupação em escrever denúncias sociais]
Tráfico de Anjos, do célebre escritor infanto-juvenil Luiz Puntel, narra a triste realidade do tráfico de recém-nascidos, que ainda hoje resulta em muita dor e decepção. Junto de Aquiles, um jovem jornalista, Flávia, irmã de um dos raptados, que acaba se tornando namorada de Aquiles, o leitor acompanha o desenrolar dos fatos, mostrando todas as etapas do processo, do rapto à negociação com pais estrangeiros.

Classifiquei Tráfico de Anjos com duas estrelas por ser um livro óbvio demais. Os títulos dos capítulos antecipavam o que estava por vir e muitas vezes acabavam revelando elementos que tiram aquele suspense que leituras investigativas como essa proporcionam. A linguagem é muito infantil e pobre, deixando a leitura cansativa e sonolenta. Demorei uma eternidade para ler esse livro pelo motivo de me encontrar descrente ante a leitura da obra. Os personagens são simples demais, sem a complexidade característica humana, com a existência de apenas dois tipos de personagens no livro: os que fazem o bem e os que fazem o mal. Nada de meio termo. Nada de pensamentos desvirtuosos. Nada de humanidade.

Talvez por ser uma leitura destinada a crianças, ou mesmo por ter sido escrito em outra época, por volta de trinta anos atrás, mas ler a Coleção Vaga-Lume, que antes me dava prazer e me prendia de uma maneira mágica, atualmente está se tornando um fardo, devido à falta de coesão e criatividade dos autores. Talvez por ter me acostumado com obras mais complexas, ou mesmo por ter amadurecido, mas reparo que todos os livros seguem o mesmo roteiro, com um cara bom que desvenda o mistério, extingue o mal e claro, encontra o verdadeiro amor. Contando também que os diálogos entre personagens já maduras e adultas aparecem de uma forma que passam a impressão de que crianças estão conversando entre si.

Luiz Puntel escreve seus livros visando à denúncia social. “Tráfico de Anjos” e “Deus me livre” são exemplos disso. Um autor preocupado com os problemas do país que lança suas objeções em obras. Admiro isso, pois o Brasil precisa de pessoas assim. A inserção desses problemas em livros possibilita ao leitor mais quesitos sobre o assunto e essas informações acabam por criar um abrangimento maior em relação ao resolver esses problemas.

Continuo com o propósito de ler toda a Coleção Vaga-Lume, portanto não pretendo parar! Meu próximo livro será Cabra das Rocas, o que me deixa um pouco desanimado, pois Homero Homem não é um dos meus escritores favoritos. Principalmente depois do final não tão traumatizante de “Menino de Asas”. Não julgarei antes de ler até porque o que me cativava antes já não me atrai mais e vice-versa, sendo assim nada mais é previsível. Lendo mais rápido e ignorando esses pequenos deslizes irritantes dos autores, acredito ser possível atingir a meta de fechar essa série. Mesmo porque ainda é possível aprender com esses clássicos, ainda que pouco, sempre há mais o que aprender.

E o resto você vai ter que ler para saber.
Para ler o livro online clique no botão abaixo:


Sempre que o botão acima aparecer você pode clicar para ler online o livro da postagem.

Clique no botão "CONTATO", abaixo e responda ao questionário para participar do sorteio de um livro, ou para deixar sugestão para o blog.



Haverá o sorteio de um livro a cada 100.000 visualizações do blog.


Obs.: O livro anexo para ler é somente para facilitar o acesso a quem não tiver condições de adquirir o mesmo em uma livraria, valorize o autor adquira cópias originais das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens