terça-feira, 6 de agosto de 2019

BRASILVAN - Próximo objetivo quase alcançando

Instalada em Guarulhos (SP), a BrasilVan Indústria e Comércio de Carrocerias Ltda. deu início à fabricação de cabines-duplas e stations em 1987, valendo-se do conhecimento de parte do seu corpo técnico, oriundo da Furglaine. Como base para a construção de seus veículos utilizava chassis e mecânica das picapes Ford F-1000, a diesel ou álcool. Seus carros recebiam um corpo totalmente moldado em fibra de vidro (a BrasilVan produzia toda a carroceria, ao contrário da maioria dos transformadores de picapes, que utilizavam a cabine original do veículo, a qual complementavam com componentes de fibra ou, mais raramente, de aço).

O material de divulgação da station (indevidamente chamada van, pois mantinha as proporções – especialmente a altura – das picapes de série), anunciava seu caráter versátil, adequado ao uso como ambulância, furgão para 1.300 kg, furgão isotérmico para 1.100 kg, veículo policial, automóvel executivo para até 9 passageiros ou microônibus escolar para 15 crianças. Podia ser fornecida com duas, três ou quatro portas laterais, além das duas largas portas traseiras, que também davam acesso às três fileiras de bancos. Eram diversos os opcionais, dentre os quais direção hidráulica, condicionador de ar, vidros verdes, aparelhagem de som e frigobar.

A BrasilVan inicialmente utilizava o conjunto de grade e faróis retangulares original da Ford, porém dois anos depois o substituiu por um outro, de desenho próprio. Era o único fabricante que também oferecia opção de quatro portas para cabines-duplas da marca Ford. A empresa permaneceu no ramo de transformação de veículos até meados da década seguinte.








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