quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

RS é porta do Mercosul, ressalta Tarso a chineses

Governador destacou posição geográfica do Estado em relação ao bloco econômico em palestra

Em quase todas as agendas da comitiva gaúcha na China, o governador Tarso Genro tem frisado que o Estado situa-se no coração do Mercosul. Nesta terça-feira, durante palestra no seminário Invest in Latin America (Investir na América Latina), uma das atividades previstas na Coifair, a maior feira de investimentos chineses no exterior, o governador enfatizou a cerca de cem autoridades presentes que os investimentos de empresas chinesas no Estado poderiam ser uma porta de entrada para os países do bloco econômico latino.

• Leia o blog Missão China

Tarso relatou aos presentes que, quando disputou a eleição em 2010, comprometeu-se com duas estratégias. Uma delas era que o RS passaria a integrar o projeto nacional do Partido dos Trabalhadores. "Em segundo lugar, deixaríamos de ser Estado provinciano e nos articularíamos internacionalmente, estabelecendo relações concretas e planejadas com a globalização", disse.

O argumento, utilizado na palestra para atrair investidores, serve ainda como justificativa para a missão internacional, que é a quinta realizada pelo governo do petista. Além da fala de Tarso, que durou cerca de dez minutos, foi exibido um vídeo de apresentação do Rio Grande do Sul preparado especialmente para as agendas na China.

Vice-primeiro-ministro conversa com governador

Na manhã desta terça. antes mesmo das 8h (horário local, dez horas a frente do Brasil), toda a delegação, formada por 71 pessoas, já estava a postos no stand do Estado na Coifair. O vice-primeiro-ministro da China, Wang Yang, passou pelo espaço por volta das 8h15min e conversou rapidamente com o governador Tarso Genro. Uma intérprete intermediou o diálogo.

O governador relatou que está muito feliz com a missão na China, em especial, pela participação gaúcha na feira, e agradeceu pela visita do vice-primeiro-ministro ao stand. Yang disse que era um prazer ter o Rio Grande do Sul participando do evento e contou que recentemente encontrou-se com o vice-presidente brasileiro, Michel Temer, com quem tratou de vários negócios entre os dois países. O chinês, muito assediado pela imprensa local presente no evento, despediu-se de Tarso desejando sucesso para o Estado na busca por investimentos.

As agendas da terça-feira tiveram caráter mais político do que econômico, isso porque os acordos internacionais de empresas chinesas no exterior dependem de aprovação do Partido Comunista, que comanda a China desde 1949. Às 10h30min, parte da comitiva dirigiu-se para reunião no Departamento Internacional do Partido Comunista. O encontro de Tarso com o vice-ministro Cheng Fengxiang durou cerca de uma hora e ocorreu a portas fechadas. O tema principal foi a discussão da abertura econômica da China, processo acelerado nos últimos anos.

Fonte: Fernanda Pugliero / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens