sábado, 21 de maio de 2016

Mini Sistema de Hidroponia em Garrafas pet

Esta é uma maneira muito simples e divertida de entrar para o mundo da hidroponia.
Nesse artigo você vai aprender como fazer hidroponia com garrafas pet de uma forma simples e barata. Com apenas duas garrafas pet é possível fazer um excelente sistema de cultivo de alface hidropônica.
As características desse sistema são:
Barato
Baixa manutenção
Simples de construir
Facilidade em encontrar materiais
Alto rendimento

Como fazer hidroponia em garrafas pet
Primeiramente corte duas garrafas pela metade. Você pode pintar as garrafas para evitar que a luz entre em contato com a solução nutritiva e raízes. Muitas pessoas acreditam que isso melhore o rendimento do sistema de hidroponia. Mas conforme a foto abaixo, não da para ver muita diferença.


Diferença entre garrafa pintada e não pintada

Esse método de hidroponia em garrafas pet funciona muito bem para plantas de pequeno porte como manjericão, salsinha, coentro, alface, rúcula e qualquer outra planta folhosa.

Deve se colocar um pedaço de pano de algodão no pescoço da garrafa. Esse pedaço de pano irá agir como um pavio e vai fazer o transporte da solução nutritiva até as raízes.

O pavio vai puxar a solução nutritiva a partir do reservatório abaixo dele, e manter o meio de cultura úmido.


Hidroponia caseira com garrafas pet

Mudas para hidroponia em garrafas pet

Nesse sistema de hidroponia em garrafas pet você pode compras as mudas em uma agropecuária, pode comprar sementes e plantar no solo e depois transplantar para as garrafas ou plantar as sementes diretamente no substrato das garrafas pet. Se optar por plantar as sementes em suas garrafas pet cubra com filme plástico até germinar.

Veja mais sobre mudas para em hidroponia em Como produzir mudas para hidropônica.
Solução nutritiva para hidroponia em garrafas pet

A solução nutritiva deve ser comprada em uma agropecuária e fazer as misturas em casa.

É muito simples, e geralmente para pequenos volumes come esse já vem pronta.

A solução nutritiva deve ser adicionada na parte inferior da garrafa pet e tem de estar em contato com o pano que fará o transporte até o substrato e as raízes.

Substrato para hidroponia em garrafas pet

O substrato é o meio onde as raízes vão se desenvolver e absorver os nutrientes. Ele deve ser colocado na parte superior da garrafa pet onde será plantada a muda.

Nesse pequeno e simples sistema de cultivo hidropônico pode ser utilizado praticamente qualquer tipo de substrato. Dentre eles podemos citar fibra de coco, perlita, casca de arroz carbonizada etc. Eles são baratos e facilmente encontrados em agropecuárias.

Esse é um excelente método para iniciantes em hidroponia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens