quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Boletim diário EcoDebate Índice da edição nº 1.964, de 21/11/2013

Portal EcoDebate: edição nº 1.964, de 21/11/2013 -
 

 
Facebook Twitter Google+ Linked-In More... View in web browser
 

Portal EcoDebate: edição nº 1.964, de 21/11/2013 banner
 

Portal EcoDebate: edição nº 1.964, de 21/11/2013

 
 


 
  https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-ash2%2F281618_527672500590537_2073068627_n.png

Cearês com legendas, artigo de Montserrat Martins

Cearês com legendas, artigo de Montserrat Martins [EcoDebate ] "Que tranqueira!", eu disse, e foi um constrangimento geral. Me senti como se, num país exótico, tivesse falado um palavrão na língua deles. Estava no interior de São Paulo, perto da fronteira com Minas, num engarrafamento de carros na estrada, que aqui no sul chamamos de "tranqueira", mas que pela reação deles devia ter outro sentido lá.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fwww.not1.xpg.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2011%2F11%2Fdestaque-enem-detentos.jpg

O Enem dos presidiários, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

O Enem dos presidiários, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó) Foto: Not1 [EcoDebate ] Pela segunda vez, a convite da professora Josefina que dá aulas no ensino médio no presídio de Juazeiro, Bahia, vou lá conversar sobre o meio ambiente com os presidiários que se preparam para o Enem.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fsites%2F_agenciabrasil%2Ffiles%2Fgallery_assist%2F29%2Fgallery_assist663997%2Fprev%2F30052010-300510VC7000.jpg

Uma Ode à Intolerância: Amalou, Abrasel/Mg e suas orientações frente a População em situação de rua, por Pedro Paulo Gonçalves e Maria do Rosário de Oliveira Carneiro

Uma Ode à Intolerância: Amalou, Abrasel/Mg e suas orientações frente a População em situação de rua, por Pedro Paulo Gonçalves e Maria do Rosário de Oliveira Carneiro Moradores de rua, no Parque Dom Pedro 2º, em São Paulo. Foto de Valter Campanato/ABr.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Flaico.jpg

O Estado é laico? por Viviane Tavares

O avanço da bancada religiosa no Congresso Nacional tem preocupado os defensores do Estado laico e das políticas públicas, principalmente, na área da saúde. Por conta disso, 'Teocracia e fundamentalismos na contemporaneidade: ameaças à cidadania e ao Estado laico' foi tema do grande debate que encerrou as atividades do dia 15 de novembro no VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), no Rio de Janeiro.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fxconsciencianegra.jpg.pagespeed.ic.qbCmp_AVZN.jpg

Governo federal não titulou nenhuma Terra Quilombola em 2013

Governo federal não titulou nenhuma Terra Quilombola em 2013 [Por Bianca Pyl, para o EcoDebate ] Em meio às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, a Comissão Pró-Índio de São Paulo divulga mais um balanço anual das titulações das terras quilombolas: o governo federal não concedeu nenhum título às comunidades quilombolas.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
 

Justiça Federal suspende licenciamento da mineradora canadense Belo Sun, no Xingu

 
  Justiça Federal suspende licenciamento da mineradora canadense Belo Sun, no Xingu Mapa: ISA / Amazonia.org Atendendo a pedido feito pelo MPF na semana passada, o juiz federal de Altamira obrigou a mineradora a fazer os estudos de impactos sobre os indígenas A Justiça Federal em Altamira (PA) suspendeu o licenciamento ambiental do projeto Volta Grande de Mineração, que a mineradora canadense Belo Sun pretendia instalar na mesma região onde está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fcana5.jpg

PF é acionada para punir aliciadores de mão de obra em fazendas de laranja e cana-de-açúcar no interior paulista

PF é acionada para punir aliciadores de mão de obra em fazendas de laranja e cana-de-açúcar no interior paulista O Ministério Público do Trabalho (MPT), em Bauru (SP), pedirá à Polícia Federal a instalação de inquéritos para apurar irregularidades trabalhistas em fazendas de laranja e cana-de-açúcar no interior paulista.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fwww.agencia.fapesp.br%2Ffotos%2F2013%2F47%2Ffoto_fora18236_3.jpg

Fragmentação florestal afeta biodiversidade de aves

Fragmentação florestal afeta biodiversidade de aves Resultados da pesquisa coordenada por Mauro Galetti, da Unesp de Rio Claro, foram apresentados na FAPESP Week North Carolina e publicados na revista Science (foto do Selenidera maculirostris: Wikipedia) Processos de deflorestação são conhecidos como obstáculos para a manutenção dos ecossistemas em florestas, mas suas consequências, distintas para espécies da flora e da fauna, podem ser ainda piores para determinados grupos de animais.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fwww.historico.aen.pr.gov.br%2Fmodules%2Fgaleria%2Fuploads%2F2630%2Fnormal_MOACIR.JPG

'Apenas 5% dos consumidores brasileiros podem ser considerados conscientes'. Entrevista com Moacir Darolt

'Apenas 5% dos consumidores brasileiros podem ser considerados conscientes'. Entrevista com Moacir Darolt "Atualmente o estado do Paraná está dominado pela semente transgênica (no caso da soja e do milho). O princípio da precaução não foi observado no caso do Paraná e do Brasil. As consequências, saberemos no futuro próximo", afirma o pesquisador e agrônomo.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
 

COP19: Negociações esbarram em financiamento para reduzir as emissões e na compensação aos países em desenvolvimento

 
  Os ministros chegaram à Varsóvia (Polônia) na terça-feira e têm até a sexta, 22 de novembro, para concluir um texto que servirá de base para o acordo sobre as reduções das emissões de gases do efeito estufa em 2015, na conferência em Paris.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
 

Mais de 300 anos após a morte de Zumbi, negro ainda sofre com discriminação

 
  Mais de 300 anos após a morte de Zumbi, negro ainda sofre com discriminação Comemorado hoje (20), data da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra deve servir para que os brasileiros reflitam sobre a desigualdade, a intolerância e o preconceito ainda existentes na sociedade.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fsites%2F_agenciabrasil%2Ffiles%2Fimagecache%2F300x225%2Fgallery_assist%2F3%2Fgallery_assist639716%2Fprev%2FABr081113VAC_9611.jpg

Negros escravizados no período colonial resistiram como puderam, diz especialista

Negros escravizados no período colonial resistiram como puderam, diz especialista Desde que os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, há mais de 500 anos, eles exploraram, inicialmente, a mão de obra indígena. Mas o contato com os homens brancos foi péssimo para a saúde dos índios.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fsites%2F_agenciabrasil%2Ffiles%2Fimagecache%2F300x225%2Fgallery_assist%2F3%2Fgallery_assist639716%2Fprev%2FDona%2520Irineia_cabecas%2520de%2520ceramica_9361.JPG

Agricultura ainda é a maior fonte de renda dos quilombolas

Agricultura ainda é a maior fonte de renda dos quilombolas As comunidades quilombolas, uma herança dos refúgios dos negros escravizados que começaram a se formar no século 16, vivem, praticamente, da agricultura familiar. Quase cinco séculos depois, esse tipo de organização existe de forma muito expressiva no país.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 
 


 
  http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fsites%2F_agenciabrasil%2Ffiles%2Fimagecache%2F300x225%2Fgallery_assist%2F24%2Fgallery_assist734795%2Fprev%2FQuilombolas_Conciencia%2520Negra_286.jpg

Lavradora admite que os kalungas ainda sofrem preconceito

Lavradora admite que os kalungas ainda sofrem preconceito "Não sou professora, nem advogada, nem deputada. Minha vida é a enxada". Essa frase é da lavradora Leotéria Santos Rosa, de 62 anos, enquanto capinava a roça nos fundos da casa dela.
 
 

[continue...]

Facebook Twitter Google+ Linked-In
 



 

O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Contato com o Portal EcoDebate

Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail:ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar aexclusão da lista de distribuição do boletim diário.


 

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br

coordenador do Portal EcoDebate

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens