O
Marketing 1.0
A
fase do Marketing 1.0 tem início com o surgimento das primeiras companhias logo
após a Revolução Industrial e seu principal foco eram os produtos, por esta razão ela é chamada
de a “Era dos Produtos”, neste período as empresas não realizavam nenhum
esforço para atender os desejos do consumidor, ou seja o consumidor precisava
se adaptar ao produto. Para ilustrar esta fase podemos falar dos primeiros carros
produzidos pela Ford, onde seu criador Henry Ford dizia: “O cliente pode ter o
carro na cor que quiser, contanto que seja preto”.
O
Marketing 2.0
Com
a difusão da informação que possibilitou ao consumidor ter acessos a
diversificação de produtos com o surgimento de mais empresas em cada ramo, as
empresas começaram a prestar mais atenção ao consumidor, criando mais opções de
produtos e dando a possibilidade aos mesmos de ter uma informação maior sobre estes.
Esta é a “Era da Informação”, onde existe a segmentação do mercado e a
diversificação de produtos e variação de opções, então já é possível escolher a
cor ou modelos dos caros, bem como suas funções. Esta fase também é conhecida
como a “Era do Consumidor”.
O
Marketing 3.0
Com
o mundo em constante movimento e evolução, as características do Marketing também
evolui, já não basta ouvir o consumidor para saber suas necessidades e
interesses ou preferencias, é preciso saber também sua visão de mundo, sua
concepção sobre a sociedade, consciência ambiental ou preocupações coletivas. O
Consumidor não é mais mero comprador, mas um cidadão com preocupações bem mais
sofisticadas, ele não busca apenas a satisfação no consumo massa uma experiência
que lhe produza sensações de satisfatórias e que não agridam tanto o planeta. Esta
é a “Era do Valor”, as ações de marketing focam nos valores intangíveis do
produto e a satisfações que ele possa produzir.
O
Marketing 4.0
Kotler
em sua constante leitura da evolução do Marketing através do desenvolvimento
das relações entre as organizações e o consumidor, traz a nossa presença o
Marketing 4.0, a “Era Digital”, agora já não basta entender o que o consumidor quer,
ou o que o consumidor pensa, mas estar onde o consumidor está, entra em cena o
marketing nas plataformas digitais, mas não simplesmente na internet mas sim
onde o consumidor mais interage, ou seja nas redes sociais. Para Kotler as mídias
tradicionais continuaram a ser o principal foco do Marketing mas as redes
sociais estarão cada vez mais sendo o local onde o consumidor busca informações
para decidir antes de comprar.
“"Os
consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como
companhia", afirma Kotler. Antes de comprar um carro, as pessoas perguntam
aos seus colegas qual a melhor marca, acessam reviews na web, etc.
"Antigamente, a única coisa que você sabia sobre uma empresa era o que ela
te dizia naquele comercial de 30 segundos", relembra o professor.”[1]
Ao
longo da história vemos a evolução humana, e com ela também a evolução das
relações entre as organizações e o consumidor, neste contexto não podia ser
diferente o que acontece com o Marketing, na medida que a sociedade evolui e
novos valores ou necessidades surgem as organizações buscam atender esta
demanda e o Marketing vai se reinventando e aperfeiçoando. Philip Kotler
conhecido no meio como o papa do Marketing diz: “Você nunca deve ir para o campo
de batalha antes de vencer a guerra ‘no papel’. A boa notícia é que você pode
aprender Marketing em uma hora. A má notícia é que leva a vida inteira para se
aperfeiçoar.”[2]
Com este estudo buscamos trazer um pouco das diferenças e da evolução nas
estratégias de Marketing no decorrer da história