domingo, 27 de agosto de 2017

A evolução do Marketing


O Marketing está em constante evolução, e ao logo dos últimos anos várias teorias tentam explicar esta evolução. Neste contexto o professor universitário americano Philip Kotler, a mais de 50 anos estuda a evolução do Marketing através do tempo, levando em consideração o desenvolvimento dos produtos e serviços oferecidos pelas organizações e o comportamento do consumidor, cada dia mais exigente. Buscamos neste trabalho sintetizar em breves palavras um pouco das características desta evolução, analisando as principais diferenças existentes entre os vários estágios de desenvolvimento do marketing.

O Marketing 1.0
A fase do Marketing 1.0 tem início com o surgimento das primeiras companhias logo após a Revolução Industrial e seu principal foco  eram os produtos, por esta razão ela é chamada de a “Era dos Produtos”, neste período as empresas não realizavam nenhum esforço para atender os desejos do consumidor, ou seja o consumidor precisava se adaptar ao produto. Para ilustrar esta fase podemos falar dos primeiros carros produzidos pela Ford, onde seu criador Henry Ford dizia: “O cliente pode ter o carro na cor que quiser, contanto que seja preto”.

O Marketing 2.0
Com a difusão da informação que possibilitou ao consumidor ter acessos a diversificação de produtos com o surgimento de mais empresas em cada ramo, as empresas começaram a prestar mais atenção ao consumidor, criando mais opções de produtos e dando a possibilidade aos mesmos de ter uma informação maior sobre estes. Esta é a “Era da Informação”, onde existe a segmentação do mercado e a diversificação de produtos e variação de opções, então já é possível escolher a cor ou modelos dos caros, bem como suas funções. Esta fase também é conhecida como a “Era do Consumidor”.

O Marketing 3.0
Com o mundo em constante movimento e evolução, as características do Marketing também evolui, já não basta ouvir o consumidor para saber suas necessidades e interesses ou preferencias, é preciso saber também sua visão de mundo, sua concepção sobre a sociedade, consciência ambiental ou preocupações coletivas. O Consumidor não é mais mero comprador, mas um cidadão com preocupações bem mais sofisticadas, ele não busca apenas a satisfação no consumo massa uma experiência que lhe produza sensações de satisfatórias e que não agridam tanto o planeta. Esta é a “Era do Valor”, as ações de marketing focam nos valores intangíveis do produto e a satisfações que ele possa produzir.

O Marketing 4.0
Kotler em sua constante leitura da evolução do Marketing através do desenvolvimento das relações entre as organizações e o consumidor, traz a nossa presença o Marketing 4.0, a “Era Digital”, agora já não basta entender o que o consumidor quer, ou o que o consumidor pensa, mas estar onde o consumidor está, entra em cena o marketing nas plataformas digitais, mas não simplesmente na internet mas sim onde o consumidor mais interage, ou seja nas redes sociais. Para Kotler as mídias tradicionais continuaram a ser o principal foco do Marketing mas as redes sociais estarão cada vez mais sendo o local onde o consumidor busca informações para decidir antes de comprar.
“"Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia", afirma Kotler. Antes de comprar um carro, as pessoas perguntam aos seus colegas qual a melhor marca, acessam reviews na web, etc. "Antigamente, a única coisa que você sabia sobre uma empresa era o que ela te dizia naquele comercial de 30 segundos", relembra o professor.”[1]
Ao longo da história vemos a evolução humana, e com ela também a evolução das relações entre as organizações e o consumidor, neste contexto não podia ser diferente o que acontece com o Marketing, na medida que a sociedade evolui e novos valores ou necessidades surgem as organizações buscam atender esta demanda e o Marketing vai se reinventando e aperfeiçoando. Philip Kotler conhecido no meio como o papa do Marketing diz: “Você nunca deve ir para o campo de batalha antes de vencer a guerra ‘no papel’. A boa notícia é que você pode aprender Marketing em uma hora. A má notícia é que leva a vida inteira para se aperfeiçoar.”[2] Com este estudo buscamos trazer um pouco das diferenças e da evolução nas estratégias de Marketing no decorrer da história

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