Começa a operar em Curitiba, a partir desta quinta-feira (05), a frota municipal de carro Ecoelétrico, um modal de nova geração, com baixo impacto ambiental, que atende à política de Mobilidade Urbana Sustentável do Município. A frota, formada por dez carros e três micro-ônibus, será utilizada pela Prefeitura em diversas secretarias e programas de governo.
O projeto é desenvolvido em parceria entre Prefeitura de Curitiba, Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) de Portugal.
O Ecoelétrico é o maior projeto de veículos elétricos do país destinados, exclusivamente, ao serviço público. Desta forma, a capital paranaense se reafirma no cenário nacional e internacional como inovadora, em especial, em mobilidade urbana. O projeto também se configura como a primeira ação da capital paranaense visando o cumprimento das recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, durante o C 40, em Johanesburgo, África do Sul.
O projeto Ecoelétrico inicia a sua primeira fase com a entrega dos postos de abastecimento (eletropostos) e dos veículos elétricos que estarão disponíveis à frota da Prefeitura de Curitiba já para o período da Copa do Mundo FIFA 2014. Durante a cerimônia, na próxima quinta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, também será demonstrada a operação de inteligência do sistema.
Sem custos à Prefeitura, ao todo o projeto compreende 10 carros que foram repassados pela Renault e Itaipu Binacional (Zoe – 5 unidades; Kangoo Z.E – 3 unidades, Twizy – 2 unidades) e 3 micro-ônibus de acordo com contrato em comodato firmado entre as partes. Para o abastecimento, dez eletropostos serão instalados em sete locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura – Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho, Jardim Botânico.
Os carros serão utilizados pela Guarda Municipal, Setran e Instituto Curitiba de Turismo. Na Guarda servirão para ronda e patrulhamento nos parques da cidade e como módulo móvel que circulará pelas praças. Na Setran, em seu programa de escola pública do trânsito e ainda como suporte às atividades de fiscalização de seus agentes e em seu departamento de mobilidade. No Instituto Curitiba de Turismo, os veículos serão destinados para a criação dos postos móveis de informações turísticas que devem transitar em locais estratégicos de grande aglomeração como Arena da Baixada, FAN FEST, pólo hoteleiro, parques. Outro objetivo é dar suporte a comitivas em atividades recreativas e culturais.
O Ecoelétrico foi elaborado em quatro fases, de 2014 a 2020. A primeira fase já está sendo implantada com foco na Copa do Mundo FIFA 2014.
Na segunda fase do projeto estão previstos totens de abastecimento multifuncionais que devem agregar em um único equipamento serviços de recarga dos veículos, cartão de transporte, parquímetro (EstaR), câmera de monitoramento, botão de emergência, informações turísticas, bicicletas compartilhadas, wi-fi institucional. Também há a previsão de estudos para implantar soluções de compartilhamento (sharing) de carros e bicicletas, inicialmente voltadas para o mercado corporativo e a serviços de interesse público. As próximas etapas (2018 – 2020) estabelecem estudos de integração aos diversos serviços de transporte público.
Mais informações: www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br
EcoDebate, 03/06/2014