sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Creluz testa tecnologia inédita no país

O primeiro Banco Compensador de Energia Reativa e Automático do Brasil, em funcionamento na linha Três Coqueiros, em Ametista do Sul

Depois de implantar em Rodeio Bonito a primeira rede multiplexada compacta isolada aérea de alta tensão do Rio Grande do Sul, a chamada Rede Ecológica, com iluminação LED, agora, a Creluz coloca em operação, em fase de testes, o primeiro Banco Compensador de Energia Reativa e Automático do Brasil, em funcionamento na linha Três Coqueiros, em Ametista do Sul.

O sistema destes novos reguladores é inteligente e entra em linha somente quando necessário, com o objetivo de diminuir as oscilações de tensão. A nova tecnologia foi desenvolvida pela Indústria de Transformadores Birigui (ITB) de São Paulo, em conjunto com a Universidade de Uberlândia (MG), sendo premiado como melhor equipamento, em um seminário técnico de energia no Rio de Janeiro.

O engenheiro Marcio Pena Rangel, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia e que supervisionou a entrada em operação do novo Compensador, afirmou que o equipamento proporcionará ao consumidor da Creluz uma melhor qualidade na energia, reduzindo as oscilações e mantendo o equilíbrio no fornecimento.

O Banco de Reguladores está localizado em uma rede estratégica para o abastecimento da área de garimpos em Ametista do Sul, onde a forte demanda de energia em horários específicos dificulta o abastecimento. O gerente de projetos da ITB Equipamentos Elétricos, Danilo Iwamoto, destacou o pioneirismo da Creluz que abriu as suas redes para a nova tecnologia. “A participação da Creluz é fundamental pois ela será a primeira distribuidora a avaliar a nova tecnologia e validar a experiência ou não, pelos primeiros dados que temos o resultado será positivo”, declarou Iwamoto.

– A trajetória da Creluz é repleta de desafios. Somente quem é ousado e arrisca larga na frente e é capaz de inovar. O setor elétrico exige isso, são esses investimentos que reduzem custos e aumentam a eficiência no atendimento ao associado –, afirmou o presidente da Creluz, Elemar Battisti.

O novo Compensador de Energia Reativa emite dados referentes ao seu funcionamento em tempo real, com painel digital e funcionamento automático, regulando a tensão de energia na rede distribuidora. Engenheiros e técnicos da Creluz fazem parte do projeto e monitoram de perto o funcionamento do novo equipamento.

Tecnologia está em testes na linha Três Coqueiros, em Ametista do Sul

FONTE: JORNAL ALTO URUGUAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens