Parceiro

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pedreiro e agricultor acham dinossauros mais completos no Brasil

Uma equipe do Laboratório de Paleobiologia da Universidade Federal do Pampa identificou um conjunto de fósseis que, segundo os pesquisadores, são os mais completos de dinossauros já encontrados no Brasil. Os ossos fossilizados foram achados por um pedreiro e um agricultor em uma obra em Agudo(RS). A identificação científica ocorreu no dia 12 de novembro e foi divulgada nesta quarta-feira pelos pesquisadores.


O professor Sérgio Dias da Silva, estudantes de graduação e mestrado preparam para retirar um bloco de rocha – que pode chegar a 2 t – que contém os fósseis. Os ossos seriam de pelo menos três dinossauros primitivos sauropodomorfos. Eles se alimentavam de plantas e chegavam a um tamanho parecido com o de uma avestruz. Além disso, eles deram origem aos grandes animais saurópodes, que chegavam a 30 m e 12 t. Um dos fósseis, afirma o cientista, está com praticamente todos os ossos articulados, o que é muito difícil de acontecer.


Segundo a universidade, ainda não é possível afirmam se os fósseis são de uma espécie desconhecida. O professor afirma que o laboratório terá muito trabalho pela frente. Mais detalhes dos ossos só poderão ser descobertos após a retirada da camada de rocha que recobre o fóssil. O estudo deve durar entre cinco e sete anos. (Fonte: Portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Parceiros