Cerca de 4 mil painéis solares foram instalados em Tokelau. Foto: Nasa
O arquipélago de Tokelau, no Pacífico Sul, tornou-se o primeiro território do mundo a obter toda sua energia através da luz do sol.
Até agora, o país dependia exclusivamente do diesel importado para suprir suas necessidades energéticas.
Cerca de 4 mil painéis solares foram construídos nos três atóis que formam o arquipélago: Atafu, Nukunonu and Fakaofo. O último painel foi instalado no começo desta semana.
O projeto, que custou US$ 7 milhões (R$ 14 milhões), foi financiado pela vizinha Nova Zelândia, que administra o território.
“O Projeto de Energia Renovável de Tokelau é pioneiro no mundo. Os três principais atóis do arquipélago agora tem capacidade solar suficiente, em média, para suprir suas necessidades energética”, afirmou o ministro de Relações Exteriores da Nova Zelândia, Murray McCully, em um comunicado.
“Até agora, Tokelau era integralmente dependente do diesel importado, o que implicava em pesados custos econômicos e ambientais”, acrescentou ele.
O coordenador do projeto, Mike Bassett-Smith, afirmou que a iniciativa representou uma “pedra fundamental de grande importância” para o arquipélago, que, a partir de agora, poderá investir no bem-estar de sua população.
O arquipelágo de Tokelau está localizado entre a Nova Zelândia e o Havaí.
Grande parte de seus 1,5 mil habitantes vive da agricultura de subsistência, mas muitos acabam decidindo viver na Nova Zelândia ou na Samoa.
A iniciativa foi realizada em parte por temores de elevação do mar devido às alterações climáticas.
Matéria da BBC Brasil, publicada pelo EcoDebate, 08/11/2012