- A 36ª edição da Romaria da Terra reuniu nesta terça-feira, 12, mais de 15 mil romeiros e romeiras de várias cidades do Rio Grande do Sul, no Parque Municipal de Rodeios (ABCTG) comunidade Jesus Bom Pastor em Bento Gonçalves. A caminhada iniciou por volta de 9h, partindo da comunidade de Barracão, berço da colonização italiana em Bento, onde foram celebrados os ritos iniciais com a abertura da Romaria, preces e Ato Penitencial.
Após, em um percurso de mais de 3 Km, os romeiros seguiram até o Parque, onde foi dada continuidade a celebração com a proclamação da palavra, ofertório dos alimentos produzidos pela Agricultura Familiar e orgânica. A celebração que teve ainda a comunhão e partilha, movimentando 18 dioceses do Rio Grande do Sul e pelo menos, 11 bispos do Estado e jovens que fazem parte do trabalho no campo.
Neste ano a romaria teve como tema “Terra, vida e cidadania, princípios do bem viver”, que apresentou as experiências concretas de agroecologia, partilha, economia solidária e preservação do planeta como lugar de convívio e de promoção da vida.
Presente no encontro o governador Tarso Genro, falou da importância da Romaria da Terra como um lugar de celebração, fraternidade, luta e produção, um elemento fundamental da cultura cívica e religiosa do Estado.
O deputado federal Marcon, lembrou do compromisso que cada um deve ter em cuidar da terra, preservar a vida, fortalecendo a cidadania através dos grupos sociais, entidades e organizações.
Durante o evento, voluntários distribuíram 18 mil pãezinhos preparados pela comunidade de Barracão, na área rural de Bento Gonçalves. Outros produtos também simbolizaram a força da terra e do agricultor e da agricultora. Os romeiros puderam provar produtos produzidos na Serra Gaúcha. Também foram distribuídos 450 quilos de ameixa e três toneladas de uva produzidas sem o uso de veneno.
Além de autoridades como o governador Tarso Genro, o Ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas, o ex-governador Olívio Dutra, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos da região, vereadores, participaram da Romaria, Igrejas, Sindicatos, Cooperativas, Associações, Agricultores familiares, Entidades, Lideranças, Agentes de pastorais entre outros.
A próxima Romaria vai acontecer no dia de Carnaval de 2014, como é tradicionalmente organizada desde 1978. A edição de número 37, vai ser na Arquidiocese de Porto Alegre, no Vicariato de Guaíba, na comunidade de Tapes.