segunda-feira, 25 de junho de 2012

Arroz sem agrotóxico produzido pela reforma agrária será vendido por rede de supermercados


O grupo Pão de Açúcar anunciou a compra de 15 toneladas de arroz orgânico produzido pela Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita, ligada ao MST. A transação foi divulgada pouco antes do debate ”Segurança e Soberania Alimentar”, realizado na tarde desta terça-feira (19), no Rio de Janeiro. O evento faz parte das atividades da Cúpula dos Povos, que está sendo realizada paralelamente à Rio+20.
O deputado federal Marcon assentado em Nova Santa Rita, considera a negociação um passo importante na política de desenvolvimento dos assentamentos da reforma agrária.  O parlamentar lembrou que o arroz ecológico além de saudável, não agride o meio ambiente, não possui agrotóxicos, e adubos químicos.  Também é oferecido na merenda escolar de várias cidades da região metropolitana de Porto Alegre e em programas da Conab. “Hoje são vários assentamentos e famílias envolvidas na produção de arroz orgânico, reconhecidos como os maiores produtores de arroz ecológico do Estado”, destacou.
 
Apresentada na presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o acordo foi vendido como a maior transação comercial do movimento com um mercado por intermédio do programa “Brasil Sem Miséria”, do governo federal. ”Parece contraditório, mas sentimos a necessidade de expor e divulgar mais sobre o movimento para a classe média, mostrar que nossa produção é social e ambientalmente sustentável”, afirmou Milton Formazieri, da coordenação nacional do MST. De acordo com ele, o arroz é produzido livre de agrotóxicos no Rio Grande do Sul e será encaminhado às lojas da rede no Centro-Oeste. Nas embalagens haverá o símbolo do MST. O movimento espera, até o final do ano, manter transações semanais de 10 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens