terça-feira, 5 de junho de 2012

Mobilizações em todo o mundo marcarão o Dia Mundial do Meio Ambiente


Na terça-feira, 5 de junho, as organizações, redes e movimentos sociais que fazem parte da Cúpula dos Povos celebrarão o Dia Mundial do Meio Ambiente com a realização de atos em diversas partes do mundo.
No Brasil, as maiores manifestações são aguardadas para Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital paulista, será montada no Largo do São Francisco (região central da cidade), das 10h às 16h, a Tenda Contra a Mercantilização da Vida, com o lema “Não à Economia Verde, por Uma Economia Solidária e pela Sociedade do Bem-Viver”.
No Rio de Janeiro, acontecerão duas manifestações. Às 13h, a concentração ocorrerá em frente à sede do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na Avenida Venezuela 110 – Praça Mauá. Às 16h30, outra manifestação está marcada em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), na Avenida Marechal Câmara 210 – Centro. NaCinelândia, entre 13h30 e 15h30, também ocorrerão diversas intervenções promovidas por organizações que integram a Cúpula dos Povos.
Também no Rio, acontecerá o 7º Encontro de Povos Tradicionais de Terreiro, rumo à Rio+20. Além da celebração do Dia do Meio Ambiente e de diversas discussões sobre direito e religião, haverá também o lançamento do livro “O Senhor de Nupê”, de Marcos Penna, que fala sobre Omolu, orixá que representa a Terra. As atividades acontecerão de 14h às 18h, no auditório do Mercadão de Madureira.
Na Colômbia, o Dia Mundial do Meio Ambiente será marcado por um ato na cidade de Medelín, que até o dia 8 de junho sediará o Encontro Preparatório para a Cúpula dos Povos, organizado pela sociedade civil colombiana. Com o lema “Pela Defesa dos Bens Comuns, Não à Mercantilização da Vida”, o ato terá início às 9h (horário local), na Plaza de las Luces.
Veja, em anexo, a lista com algumas manifestações já confirmadas para o Dia Mundial do Meio Ambiente em países como Estados Unidos, Argentina, Espanha, Suíça, Suécia, Honduras, República Dominicana, País Basco e Bélgica.
BRASIL
Marcha das Águas
03 de junho de 2012, 06:30h às 16h
Saída da Marcha: Trevo que dá acesso à cidade de Itacuruba – PE
Encerramento: Praça do Coreto em Itacuruba, localizada no sertão pernambucano, à 436 km de Recife.
Organizações:ArticulaçãoPopularSãoFranciscoVivo, ProjetoCulturadePaz, DiocesedeFloresta / Apoio: MESPE, KINDERMISSIONSWERK, CESE, PREFEITURAS, GREFLORESTA
Descrição:Manifestação Popular que vai reunir caravanas de povos indígenas, quilombolas, agricultores/as, movimentos sociais, igrejas, estudantes, educadores/as, organizações populares, homens e mulheres dos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas que marcharão 12km pra mostrar ao governo brasileiro que o povo ribeirinho não quer Usinas Nucleares no Rio S. Francisco, nem no Brasil.
Contato:comunicacao@irpaa.orgmarchadasaguas@gmail.comerica@irpaa.org,robertomalvezzi@oi.com.br – (74) 9105-1288/ 9967-0263/ 9196-3622
7º Encontro de Povos Tradicionais de Terreiro, rumo a Cúpula dos Povos Rio + 205 de junho, 14 ás 18 h
Auditório do Mercadão de Madureira – Rio de Janeiro
Descrição:Discussões sobre direito e religião. E lançamento do livro  sobre Omolu (que representa a Terra) —  ”O Senhor de Nupê” (antigo Império de Takpa) do Professor Marcos Penna, no
Contato:
Tenda Contra a Mercantilização da Vida – rumo à Cúpula dos Povos
5 de junho de 2012 – 10h às 16h
Largo São Francisco – Centro de São Paulo, SP.
Descrição:A atividade tem por objetivo promover, por meio de ações lúdicas e visuais, uma crítica à “Economia Verde”, proposta na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. O documento oficial da ONU, no primeiro capítulo sobre economia verde, coloca que o principal aliado para a transição ao modelo sustentável é o setor privado, que está participando diretamente da elaboração do documento, inclusive no desenvolvimento das chamadas “metas de desenvolvimento sustentável”.
Organizações: Campanha Não à Economia Verde, SEFRAS, ABONG
Contato:- Hugo Fanton(comunicacao@abong.org.br ;(+55 11) 3237-2122) – Fabiano Viana (comunicacao@sefras.org.br ; (+55 11) 3291-4433/83368400)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você perdeu estas postagens