Parceiros

terça-feira, 3 de julho de 2012

Garimpo ilegal é desativado pelo Ibama no sul do Amazonas



Garimpo. Foto de arquivo Ibama
Garimpo. Foto de arquivo IbamaNa última quinta-feira (28/06), uma equipe do Ibama realizou uma ação de fiscalização na rodovia Transamazônica (BR-230), no distrito de Santo Antônio do Matupi, conhecido como Km 180, no município de Manicoré/AM, com o intuito de desativar um garimpo ilegal na região. Este garimpo já havia sido embargado no ano passado e voltou a funcionar clandestinamente. O lugar foi novamente fiscalizado e os atos ilegais foram interrompidos pelos agentes do Ibama.
Até o momento vinte pessoas já foram autuadas por desmatamento ilegal, exploração mineral, falta de licença ambiental e falta de cadastro técnico federal. As pessoas foram detidas em flagrante pela Polícia Militar do Batalhão Ambiental (PMBA), que participa da operação. Os instrumentos e maquinários usados na exploração já foram desmontados e retirados do local, ao todo foram apreendidos cerca de 30 motores estacionários,1 caminhão, 1 trator e uma pá carregadeira.
Essa extração ilegal de ouro acarreta na degradação do solo, no assoreamento dos cursos d’água, na poluição por metais pesados e na derrubada da floresta, bem como a sonegação de impostos e encargos trabalhistas.
Com o intuito de combater os diversos atos ilícitos e crimes ligados a questões ambientais a Operação Soberania continua em andamento no sul do estado na tentativa de combater a destruição ambiental.
William Chaves
Ascom – Ibama/AM
Foto: Ibama
EcoDebate, 03/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros